ESCOLA, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Authors

  • Renan Antônio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocatins - Unitins
  • Kyldes Vicente Batista Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3633

Abstract

: O presente trabalho partindo da existência da gestão democrática na escola, afirma que é possível detectar suas inúmeras necessidades e, a partir delas, fazer valer a participação da equipe escolar, bem como a valorização dos profissionais que dela fazem parte. A motivação no ambiente escolar é muito importante, pois torna o seu trabalho mais interessante, mais eficiente e mais prazeroso em ser realizado. Está mais do que comprovado que pessoas motivadas produzem mais e melhor e o incentivo aos docentes e às pessoas responsáveis pela educação é fundamental, pois a falta de compromisso pode prejudicar relevantemente o desenvolvimento educacional e a gestão democrática tornam-se ineficiente em meio a todo esse processo. A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP), faz com seja possível as pessoas se tornarem mais humanizadas   e sintonizadas com os problemas sociais do seu tempo-espaço. O PPP é um instrumento relevante que ajuda a escola a identificar suas reais prioridades e as transformá-las em metas educacionais e concretas, decidindo ainda o que fazer para atingir a aprendizagem. Durante este estudo, foi utilizado o método bibliográfico de pesquisa, utilizando-se de várias fontes como livros, artigos, revistas e internet com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o presente tema.

 

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Author Biographies

  • Renan Antônio da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
    Pós - Doutor pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Bolsista de Pós - Doutorado (PNPD) da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde é credenciado como Docente Permanente (orientador de mestrado). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em soluções inovadoras e com potencial de frugalidade voltadas às Políticas Públicas em Educação, com foco na inclusão. Pesquisador/Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Foi docente no Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília (2018/2019). Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC (NCSA-UMC) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocatins - Unitins

    Vice – Reitora da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2018) , pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. E-mail: darlene.tc@unitins.br

  • Kyldes Vicente Batista, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

    Pró- Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop; é editora da Revista Humanidades & Inovação, da Revista Extensão e da Revista Multidebates. Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. E-mail: kyldes.bv@unitins.br

Published

2020-01-04

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

ESCOLA, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3633