REPENSANDO O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DE DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS DECOLONIAIS AFRICANOS E DAS TRAVESTIS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3642

Resumo

O objetivo deste trabalho é construir reflexões para repensar o corpo no ensino de ciências e biologia, a partir de diálogos entre discursos decoloniais africanos e das travestis na América Latina. Inicialmente, apresento alguns dados sobre a violência contra a mulher negra e as travestis no Brasil. Na segunda parte do trabalho, trago o referencial teórico da decolonialidade, marco que sugere a necessidade de construir ecologias de saberes. Na terceira e quarta parte, apresento algumas reflexões construídas pela socióloga nigeriana Oyèronké Oyěwùmí, e pela ativista travesti argentina Marlene Wayar, tecendo discussões em relação às bio-lógicas da cultura ocidental. Na quinta parte, um diálogo mais explícito sobre reflexões para repensar o corpo no ensino de ciências e biologia a partir das colocações das autoras analisadas, é apresentado, visando o ensino de ciências como ferramenta para a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licenciado en Biología por la Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia). Mestre em Ensino de Ciências e Matemáticas, por la Universidad Federal do Acre (Rio Branco, AC, Brasil), y estudiante del Doctorado en Educación Científica y Tecnológica en la Universidad Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brasil). Integrante de los Grupos de Investigación BER UD (Biología, Enseñanza y Realidades) y DiCiTE  UFSC (Discurso da ciência e da Tecnologia na Educação)

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Orozco Marin, Y. A. (2020). REPENSANDO O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DE DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS DECOLONIAIS AFRICANOS E DAS TRAVESTIS NA AMÉRICA LATINA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3642

Edição

Seção

Artigos