REPENSANDO O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DE DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS DECOLONIAIS AFRICANOS E DAS TRAVESTIS NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3642Resumo
O objetivo deste trabalho é construir reflexões para repensar o corpo no ensino de ciências e biologia, a partir de diálogos entre discursos decoloniais africanos e das travestis na América Latina. Inicialmente, apresento alguns dados sobre a violência contra a mulher negra e as travestis no Brasil. Na segunda parte do trabalho, trago o referencial teórico da decolonialidade, marco que sugere a necessidade de construir ecologias de saberes. Na terceira e quarta parte, apresento algumas reflexões construídas pela socióloga nigeriana Oyèronké Oyěwùmí, e pela ativista travesti argentina Marlene Wayar, tecendo discussões em relação às bio-lógicas da cultura ocidental. Na quinta parte, um diálogo mais explícito sobre reflexões para repensar o corpo no ensino de ciências e biologia a partir das colocações das autoras analisadas, é apresentado, visando o ensino de ciências como ferramenta para a justiça social.Downloads
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