ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTOS EMERGENTES: INTEGRANTES DA POLÍTICA AFIRMATIVA NA UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3658Resumo
Este texto aborda o Programa de Ações Afirmativas na UFRGS, pela ótica do estudante cotista. A orientação teórico-metodológica foi o ciclo de políticas (BALL e BOWE, 1992), apoiado em diferentes técnicas de investigação. O contexto da influência (pesquisa bibliográfica) está identificado como emergente com tensões entre perspectivas tradicionais e modernas, que caracteriza a transição. O contexto da produção de texto (análise documental) identifica a política de cotas socioeconômicas e raciais e o contexto da prática (analise textual discursiva) fundado em entrevistas semiestruturadas que apontou como categorias: o contexto sociocultural dos estudantes; a trajetória de formação; a percepção dos alunos cotistas em relação ao Programa de Ações Afirmativas da universidade. Concluímos que a instituição avançou em relação ao acesso de estudantes provenientes de classes populares e de diferentes etnias; e que os estudantes entrevistados percebem a política de cotas na universidade como necessária para o ingresso e insuficiente para a permanência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.