ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTOS EMERGENTES: INTEGRANTES DA POLÍTICA AFIRMATIVA NA UFRGS

Authors

  • Marilia Morosini
  • Marisa Helena Erig Sousa Lima

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3658

Abstract

Este texto aborda o Programa de Ações Afirmativas na UFRGS, pela ótica do estudante cotista. A orientação teórico-metodológica foi o ciclo de políticas (BALL e BOWE, 1992), apoiado em diferentes técnicas de investigação. O contexto da influência (pesquisa bibliográfica) está identificado como emergente com tensões entre perspectivas tradicionais e modernas, que caracteriza a transição. O contexto da produção de texto (análise documental) identifica a política de cotas socioeconômicas e raciais e o contexto da prática (analise textual discursiva) fundado em entrevistas semiestruturadas que apontou como categorias: o contexto sociocultural dos estudantes; a trajetória de formação; a percepção dos alunos cotistas em relação ao Programa de Ações Afirmativas da universidade. Concluímos que a instituição avançou em relação ao acesso de estudantes provenientes de classes populares e de diferentes etnias; e que os estudantes entrevistados percebem a política de cotas na universidade como necessária para o ingresso e insuficiente para a permanência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marilia Morosini

    Professora Titular - College of Education Graduate Program PPGEdu-FACED- PUCRS. Coord. Higher Education Studies Center – CEES/PUCRS. Research 1A CNPq. Brasil.

  • Marisa Helena Erig Sousa Lima
    Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). É professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

Published

2020-01-04

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTOS EMERGENTES: INTEGRANTES DA POLÍTICA AFIRMATIVA NA UFRGS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3658