SALA DE AULA INVERTIDA COMO UM TIPO DE ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Paulo Magno Costa Santos
  • Maria Deusa Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3796

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir do levantamento de uma revisão literária de produções científicas sobre o procedimento metodológico Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida (EH-SAI), cujo objetivo foi identificar e analisar as pesquisas que foram desenvolvidas no período entre 2015 e 2018. O levantamento das produções foi feito nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Repositório da Universidade Federal de Goiás - UFG e Repositório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Para identificação dos trabalhos, utilizamos descritores em português e inglês: sala de aula invertida, aula invertida, ensino híbrido, educação básica, ensino fundamental, ensino médio, Flipped Classroom, Blended Learning. Identificamos artigos, dissertações, teses e capítulos de livros. Contudo, refinamos o levantamento centrando nossas análises apenas nas dissertações e teses com foco na educação básica. Definidas as dissertações e tese, analisamos os seguintes aspectos: título da pesquisa, bases de dados, quantidade de defesas por ano, instituições de defesas e seus referidos estados e regiões, área do conhecimento, palavras-chave, questões de pesquisa, abordagens metodológicas, técnicas e instrumentos de pesquisa e resultados. O esforço para levantamento dessas produções, bem como suas análises, nos permitiu vislumbrar um vasto caminho a ser percorrido pelo uso de novas metodologias de ensino, em especial EH-SAI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Magno Costa Santos

Mestrando em Ensino, com área de concentração na Educação Básica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Educação: Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2015) e Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (2017). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2003). Graduado em Licenciatura plena em Sociologia pelo programa especial de formação pedagógica pela Faculdade Machadinho. Professor regente da Rede Estadual de Educação da Bahia (desde 2004); Curso Sêneca Pré-vestibular (desde 2014). Ex-coordenador do programa de formação de professores em Metodologias Ativas com enfase no Ensino Híbrido - Sala de Aula Invertida no Colégios Paulo VI em Vitória da Conquista-BA (desde de 2017/18). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Digitais no Ensino (GPETDEN) - UESB.

Maria Deusa Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (1995), com Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro(1999) e Doutora em Educação - Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010). Pós-Doutorado em Educação Matemática -UNESP Rio Claro (2016). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista (BA). Atua na área de Matemática, com ênfase no ensino de Cálculo Diferencial e Integral e na área de Educação Matemática desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: História da Matemática, Tecnologias Digitais no Ensino e Formação de Professores de Matemática.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Santos, P. M. C., & Silva, M. D. F. da. (2020). SALA DE AULA INVERTIDA COMO UM TIPO DE ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3796

Edição

Seção

Artigos