HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM GOIÁS: ALGUMAS NUANCES VOLTADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fernanda Welter Adams Secretária Municipal de Educação de Catalão
  • Wellington Jhoner Divino Borbosa da Silva Universidade Federal de Catalão
  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4030

Resumo

A constituição Federal (1988), a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2017) e a Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), asseguram a inclusão escolar e uma educação igualitária para todos. A partir desta realidade, faz-se necessário discutir sobre esta temática, mais especificamente acerca da História da Educação Especial em Goiás coadunando com nuances voltadas à formação de professores. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental respaldada em documentos oficiais em nível Estadual e Nacional. Como resultado, foi possível perceber que a educação especial, em Goiás, iniciou a partir da instituição da Lei n. 926 de 1953, que cunhou o Instituto Pestalozzi de Goiânia, uma instituição pública para atender alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Ademais, que a partir de 1970 diversas escolas do Estado aderiram ao processo de integração das pessoas PAEE, por meio de classes especiais. No entanto, no decurso de 1999 acontecem mudanças na Educação Especial: o fim das classes especiais, e discussões no sentido de garantir a valorização da diversidade. Já em 2005, o documento “Educação Especial de Goiás” garante apoio às escolas inclusivas por meio de uma equipe de multiprofissionais e garante formação inicial e continuada para os professores. Por fim, ficou evidente também que a história da educação especial foi marcada pela exclusão, normalização, visão assistencial, integração e descontinuidade nas Políticas Governamentais, tanto para a Educação Especial quanto para a Formação de professores nessa perspectiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Welter Adams, Secretária Municipal de Educação de Catalão
    Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.
  • Wellington Jhoner Divino Borbosa da Silva, Universidade Federal de Catalão
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG-2016), na linha de pesquisa: Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (FTED-2013). Graduado em Letras: Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-Iporá-2011). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn). Atuou como professor de Língua Brasileira de Sinais- Libras nos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, bem como nas disciplinas de: Língua Inglesa I, II e Prática de Comunicação Escrita em Língua Inglesa do curso de Letras, na UEG de Iporá, nos anos de 2012-2013 e início de 2014. Tem experiência na área de Educação Especial/Inclusão/Educação e Letras. Já realizou trabalhos na área de Alfabetização e Letramento (formação pela Universidade de Brasília-UnB), Formação Continuada de Professores, Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua (Língua Brasileira de Sinais, Português e Inglês). Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência para Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras-PROLIBRAS. Exerceu a função de Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia da UAE-Educação-UFG/Regional Catalão de 13/02/2017 a 12/03/2019. Atualmente, é Coordenador do Núcleo de Acessibilidade da UFG-RC e Professor Efetivo da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão e desenvolve pesquisas e orientações na área de Educação Especial e Inclusão (Educação Bilíngue para Surdos; Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua (L2) para surdos; Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Formação de professor para atuar com alunos Público Alvo da Educação Especial).
  • Dulcéria Tartuci, Universidade Federal de Catalão
    Pós-Doutorado em Educação Especial no PPGEEs-UFSCar, Doutorado (2005) e Mestrado (2001) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão) e dos Cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Educação da da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD da UAEE/UFG. É uma das editoras da Revista Poiésis Pedagógica da UFG. Coordenou o Subprojeto do PIBID do Curso de Pedagogia e o LIFE/UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Tem experiência na área de Educação e Formação Docente, com ênfase em Inclusão, Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais; Educação Infantil e Práticas Educativas; Estágio e Formação Docente.

Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM GOIÁS: ALGUMAS NUANCES VOLTADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4030