CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • João Augusto dos Reis Neto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Bruno Venancio Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre uma experiência de formação docente na disciplina “Paulo Freire e as cartas pedagógicas: diálogo e co-respondência”. Por meio da pesquisa sócio-histórica, em uma perspectiva dialógica, analisamos e discutimos as possibilidades e potências que o pensamento freireano, nos livros-cartas, pode oferecer à formação docente, por meio desta experiência, fomentando a leitura crítica do mundo e a busca por uma práxis transformadora. Consideramos que essa experiência reafirma (e celebra) a presença e o vigor do pensamento de Freire nos espaços formativos para a docência bem como reforça a sua necessidade para a construção de um outro projeto de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Augusto dos Reis Neto, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei; pesquisador no Grupo de Pesquisa Laroyê: Culturas infantis e pedagogias descolonizadoras (UFLA).

Bruno Venancio, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Downloads

Publicado

07/02/2021

Como Citar

Reis Neto, J. A. dos, & Venancio, B. (2021). CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144

Edição

Seção

Artigos