CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • João Augusto dos Reis Neto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Bruno Venancio Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre uma experiência de formação docente na disciplina “Paulo Freire e as cartas pedagógicas: diálogo e co-respondência”. Por meio da pesquisa sócio-histórica, em uma perspectiva dialógica, analisamos e discutimos as possibilidades e potências que o pensamento freireano, nos livros-cartas, pode oferecer à formação docente, por meio desta experiência, fomentando a leitura crítica do mundo e a busca por uma práxis transformadora. Consideramos que essa experiência reafirma (e celebra) a presença e o vigor do pensamento de Freire nos espaços formativos para a docência bem como reforça a sua necessidade para a construção de um outro projeto de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Augusto dos Reis Neto, Universidade Federal de São João Del Rei
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei; pesquisador no Grupo de Pesquisa Laroyê: Culturas infantis e pedagogias descolonizadoras (UFLA).
  • Bruno Venancio, Universidade Federal de São João Del Rei
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Downloads

Publicado

07/02/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144