POR QUE CONTAMOS HISTÓRIAS? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PODER DA LITERATURA ORAL NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

  • Ânderson Martins Pereira
  • Ariane Avila Neto de Farias FURG

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4159

Resumo

O presente trabalho visa discutir acerca da importância do desenvolvimento de atividades de contação de histórias em ambiente escolar para a aproximação entre educadores e discentes, bem como a importância das narrativas na formação do indivíduo. Para tanto, partimos de um estudo de caso realizado com professores e alunos do ensino básico em cidade do interior do Rio Grande do Sul. Esse estudo parte das reflexões teóricas de Olga Molina (1992), Fanny Abramovich (2004) e Alessandra Giordano (2007), estudiosas que pontuam a necessidade do desenvolvimento de práticas que coloquem a contação de história como prática dentro da sala de aula.  Dessa forma, acreditamos que as atividades realizadas pelo grupo de contação de histórias, junto aos demais agentes da escola, colaboraram para um espaço ainda mais valoroso para o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, entendemos que as práticas contribuíram para a construção de um espaço efetivo de troca e engajamento entre professores e alunos de forma bem mais produtiva e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ânderson Martins Pereira

Doutorando em Letras, na área Estudos Literários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, ecocrítica e pós-humanidade. Bolsista CAPES.

Ariane Avila Neto de Farias, FURG

Doutoranda em Letras, na área de História da Literatura da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Literatura, Poesia, Gênero, Literatura Brasileira Contemporânea.

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Pereira, Ânderson M., & Farias, A. A. N. de. (2021). POR QUE CONTAMOS HISTÓRIAS? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PODER DA LITERATURA ORAL NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4159

Edição

Seção

Artigos