JOGOS DIDÁTICOS EM CURSO TÉCNICO NA ÁREA DE SAÚDE: O QUE PROFESSORES DIZEM SOBRE O TEMA

Autores

  • Gabriel Henrique de Figueiredo Bizarro Técnico de Laboratório na Prefeitura de São José dos Pinhas – PR
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Nilópolis

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4166

Resumo

Os cursos da área de saúde apresentam um conjunto de disciplinas, com destaque para imunologia e microbiologia, que apresentam conceitos densos e de difícil aprendizado, levando a necessidade de investir em metodologias e recursos didáticos para suporte no ensino de seus conteúdos. Jogos didáticos podem ser usados para este fim, permitindo abordagem lúdica e interativa de conceitos, e favorecendo a correlação entre conteúdos. Contudo, percebe-se o pouco uso desse recurso em cursos da área de saúde, de modo que este trabalho apresenta pesquisa com onze docentes de cursos técnicos em análises clínicas, visando identificar suas experiências, apoio, interesses e expectativas em relação ao uso de jogos, para dar suporte ao desenvolvimento de jogos específicos para as necessidades dos docentes. De abordagem qualitativa e objetivo descritivo, a coleta de dados envolveu a aplicação de questionário, analisado a partir da análise textual discursiva. Somente um dos participantes faz uso de jogos didáticos, e dois deles sabem onde obter jogos para suas disciplinas e se sentem preparados para usar esse recurso. Todos apontaram interesse por jogos envolvendo microbiologia e imunologia, indicando aspectos positivos para o uso de jogos e suas expectativas em um jogo para esse fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique de Figueiredo Bizarro, Técnico de Laboratório na Prefeitura de São José dos Pinhas – PR

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Castelo Branco; Especialista em Ciências do Laboratório Clínico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Técnico de Laboratório na Prefeitura de São José dos Pinhas – PR, e docente em diversas instituições ligada a área de Análises Clínicas.

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, campus Nilópolis

Licenciada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Ensino de Ciências e Mestre em Química ambos pela Universidade Federal Fluminense; Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências – PROPEC.

Downloads

Publicado

07/02/2021

Como Citar

Bizarro, G. H. de F., & Cardoso, S. P. (2021). JOGOS DIDÁTICOS EM CURSO TÉCNICO NA ÁREA DE SAÚDE: O QUE PROFESSORES DIZEM SOBRE O TEMA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4166

Edição

Seção

Artigos