JOGOS DIDÁTICOS EM CURSO TÉCNICO NA ÁREA DE SAÚDE: O QUE PROFESSORES DIZEM SOBRE O TEMA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4166Abstract
Os cursos da área de saúde apresentam um conjunto de disciplinas, com destaque para imunologia e microbiologia, que apresentam conceitos densos e de difícil aprendizado, levando a necessidade de investir em metodologias e recursos didáticos para suporte no ensino de seus conteúdos. Jogos didáticos podem ser usados para este fim, permitindo abordagem lúdica e interativa de conceitos, e favorecendo a correlação entre conteúdos. Contudo, percebe-se o pouco uso desse recurso em cursos da área de saúde, de modo que este trabalho apresenta pesquisa com onze docentes de cursos técnicos em análises clínicas, visando identificar suas experiências, apoio, interesses e expectativas em relação ao uso de jogos, para dar suporte ao desenvolvimento de jogos específicos para as necessidades dos docentes. De abordagem qualitativa e objetivo descritivo, a coleta de dados envolveu a aplicação de questionário, analisado a partir da análise textual discursiva. Somente um dos participantes faz uso de jogos didáticos, e dois deles sabem onde obter jogos para suas disciplinas e se sentem preparados para usar esse recurso. Todos apontaram interesse por jogos envolvendo microbiologia e imunologia, indicando aspectos positivos para o uso de jogos e suas expectativas em um jogo para esse fim.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.