O INGRESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DA POLÍTICA DE COTAS: O PERFIL SOCIOECONÔMICO

Autores

  • JOELMA INÊS EVANGELISTA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4167

Resumo

Este artigo tem o objetivo de revelar e discutir o perfil socioeconômico dos estudantes negros cotistas que ingressam na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no que concerne as linhas da política de cotas que são destinadas ao acesso de pessoas negras, ou seja, pretos e pardos, nos cursos de graduação presenciais da instituição referida. Compreende-se neste artigo que o perfil socioeconômico e as questões que o envolvem, constituem elementos que determinam o acesso e a conclusão do curso, assim sendo, revelar as questões que o envolvem são signficativas para a construção de políticas que corroborem com a eficácia da conclusão do curso de graduação escolhido pelos estudantes negros cotistas. A metodologia utizada nesse estudo de caso se estruturou em análises quali-quantitativas, e os resultados dessa investigação indicou que na UFMS o ingresso de estudantes negros cotistas necessita ainda de estruturas que possibilitem não apenas o acesso, mas a permanência e conclusão do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOELMA INÊS EVANGELISTA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa História, Política e Educação (2020). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino de História por meio da Faculdades Integradas de Cassilândia (FIC) (2014). Licenciatura em História por meio da FIC (2013). Licenciatura em Pedagogia por meio da Faculdade Educacional da Lapa (2020). Membro do GEPPES/MB Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas de Ensino Superior Mariluce Bittar.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Brasil.

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

EVANGELISTA, J. I., & Maciel, C. E. (2021). O INGRESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DA POLÍTICA DE COTAS: O PERFIL SOCIOECONÔMICO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4167

Edição

Seção

Artigos