O INGRESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DA POLÍTICA DE COTAS: O PERFIL SOCIOECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4167Abstract
Este artigo tem o objetivo de revelar e discutir o perfil socioeconômico dos estudantes negros cotistas que ingressam na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no que concerne as linhas da política de cotas que são destinadas ao acesso de pessoas negras, ou seja, pretos e pardos, nos cursos de graduação presenciais da instituição referida. Compreende-se neste artigo que o perfil socioeconômico e as questões que o envolvem, constituem elementos que determinam o acesso e a conclusão do curso, assim sendo, revelar as questões que o envolvem são signficativas para a construção de políticas que corroborem com a eficácia da conclusão do curso de graduação escolhido pelos estudantes negros cotistas. A metodologia utizada nesse estudo de caso se estruturou em análises quali-quantitativas, e os resultados dessa investigação indicou que na UFMS o ingresso de estudantes negros cotistas necessita ainda de estruturas que possibilitem não apenas o acesso, mas a permanência e conclusão do curso.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.