A VOZ DA CRIANÇA EM TRABALHOS DO GT7 DA ANPEd (2011 – 2015)

Autores

  • Adelir Aparecida Marinho de Barros Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4213

Resumo

Tendo como objetivo traçar quanti-qualitativamente um panorama a respeito de publicações sobre pesquisas desenvolvidas com crianças, realizamos revisão bibliográfica que resultou na escrita desse artigo. Utilizamos a base de dados do grupo de trabalho GT7 – Educação da criança de zero a seis anos - da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), delimitando o período de 2011 a 2015. Selecionamos trabalhos que evidenciavam as vivências e experiências e, especialmente, os que traziam os indícios expressivos, próprios da criança nas questões postas pelos autores. Os resultados indicaram que ainda é um desafio ter a criança como principal interlocutor, em especial, o que sinaliza a importância de pensar metodologias que possibilitem evidenciar a criança nas pesquisas dando-lhe vez e voz.

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Biografia do Autor

Adelir Aparecida Marinho de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2015). Possui experiência como docente na disciplina de Artes e como Orientadora Pedagógica em Ensino Fundamental e Educação Infantil. Apresenta interesse nos seguintes temas: educação infantil, formação docente, saberes docentes, identidade docente, mediação pedagógica e didática

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora/Pesquisadora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância e educação, cuidar-educar, ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino

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Publicado

10/09/2021

Como Citar

Marinho de Barros, A. A., & Oliveira de Azevedo, H. H. (2021). A VOZ DA CRIANÇA EM TRABALHOS DO GT7 DA ANPEd (2011 – 2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4213

Edição

Seção

Artigos