MODELOS MENTAIS DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4256Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os modelos metais formados na percepção de alunos com deficiência visual do ensino fundamental de uma escola em Imperatriz/MA, bem como investigar métodos de ensino usados para formação desses modelos. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas e análises de discursos, aplicado em sete sujeitos: duas alunas com deficiência visual, uma professora de sala de recursos, duas professoras de ciências e duas ledoras (mediadoras). Os resultados mostraram que as alunas possuem defasagem na aprendizagem de ciências, não sabendo caracterizar modelos científicos básicos, embora consigam definir alguns conceitos científicos. Quanto às respostas das professoras e ledoras, destacou-se a falta de recursos e de capacitação para melhoria da educação científica das alunas. Concluiu-se que a compreensão de conceitos científicos das alunas é limitada, impedido que as mesmas formulem modelos mentais condizentes com tais conceitos, ficando explicito ainda que o pouco que tais alunas sabem se devem as suas observações particulares e não a métodos de ensino eficientes.
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