MODELOS MENTAIS DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Authors

  • Darlan Morais Oliveira UNIFESSPA
  • Caio Maximino Oliveira UNIFESSPA
  • Narciso das Neves Soares UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4256

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar os modelos metais formados na percepção de alunos com deficiência visual do ensino fundamental de uma escola em Imperatriz/MA, bem como investigar métodos de ensino usados para formação desses modelos. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas e análises de discursos, aplicado em sete sujeitos: duas alunas com deficiência visual, uma professora de sala de recursos, duas professoras de ciências e duas ledoras (mediadoras). Os resultados mostraram que as alunas possuem defasagem na aprendizagem de ciências, não sabendo caracterizar modelos científicos básicos, embora consigam definir alguns conceitos científicos. Quanto às respostas das professoras e ledoras, destacou-se a falta de recursos e de capacitação para melhoria da educação científica das alunas. Concluiu-se que a compreensão de conceitos científicos das alunas é limitada, impedido que as mesmas formulem modelos mentais condizentes com tais conceitos, ficando explicito ainda que o pouco que tais alunas sabem se devem as suas observações particulares e não a métodos de ensino eficientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Darlan Morais Oliveira, UNIFESSPA
    Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Estudos Superiores do Sul do Maranhão (IESMA); Especialista em Análises Clínicas pela Unyleya; Mestre pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
  • Caio Maximino Oliveira, UNIFESSPA
    Possui graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde atua no curso de graduação em Psicologia, no Mestrado em Educação de Ciências e Matemática (onde atualmente é vice-coordenador), e no Doutorado da Rede Bionorte
  • Narciso das Neves Soares, UNIFESSPA
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1992-Atual Universidade do Estado do Pará - UEPA), Especialização em Matemática pela UFPA (2001), Mestrado em Ciências e Matemáticas pelo NPADC/UFPA (2006) e Doutorado em Educação pela FACED/UFBA (2013). Prof. Adjunto IV da UNIFESSPA, lotado no curso de Matemática do Campus de Marabá da UNIFESSPA(antes Campus da UFPA), desde 1993. Professor Permanente do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF e Prof. Permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, ambos na Unifesspa. Diretor da Faculdade de Matemática (FAMAT) da UNIFESSPA (2017-2018). Coordenador do Curso de Matemática da FAMAT. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEM UNIFESSPA, certificado pelo CNPQ desde 2014.

Published

2021-12-14

How to Cite

MODELOS MENTAIS DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4256