AS CONTRIBUIÇÕES DO HAND TALK PARA O ENSINO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Edson Rodrigues dos Anjos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ana Cledina Gomes Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4530

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos, a necessidade da implementação de uma educação bilíngue e traz um levantamento bibliográfico de publicações sobre o uso do aplicativo Hand Talk como ferramenta de comunicação e acesso ao conhecimento. O objetivo é discorrer sobre as características de alunos surdos em processo de escolarização, as barreiras de comunicação enfrentadas por estes e o auxílio da tecnologia em sua superação. Buscamos por publicações de artigos, dissertações e teses que trouxessem estudos para responder a seguinte questão: como o uso do Hand Talk pode contribuir com a inclusão de alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos? Os resultados encontrados apontaram que a utilização do aplicativo no contexto escolar contribui de diversas formas com alunos e professores, contudo, fica clara a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema e implementação de um processo formativo voltado aos professores, assim como o estimulo a utilização de tecnologias no cotidiano escolar e políticas públicas que viabilizem o acesso a recursos tecnológicos e internet a docentes e discentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Rodrigues dos Anjos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
    Prefessor de LIBRAS na Unifesspa, professor de surdos na prefeitura de Marabá, Pesquisador em educação de surdos
  • Ana Cledina Gomes Rodrigues, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
    Professora permanente do programa de pós graudação mestrado profissional em educação inclusiva

Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DO HAND TALK PARA O ENSINO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4530