AS CONTRIBUIÇÕES DO HAND TALK PARA O ENSINO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4530Abstract
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos, a necessidade da implementação de uma educação bilíngue e traz um levantamento bibliográfico de publicações sobre o uso do aplicativo Hand Talk como ferramenta de comunicação e acesso ao conhecimento. O objetivo é discorrer sobre as características de alunos surdos em processo de escolarização, as barreiras de comunicação enfrentadas por estes e o auxílio da tecnologia em sua superação. Buscamos por publicações de artigos, dissertações e teses que trouxessem estudos para responder a seguinte questão: como o uso do Hand Talk pode contribuir com a inclusão de alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos? Os resultados encontrados apontaram que a utilização do aplicativo no contexto escolar contribui de diversas formas com alunos e professores, contudo, fica clara a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema e implementação de um processo formativo voltado aos professores, assim como o estimulo a utilização de tecnologias no cotidiano escolar e políticas públicas que viabilizem o acesso a recursos tecnológicos e internet a docentes e discentes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.