A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE INICIAL SOBRE O OLHAR DE PROFESSORES

Autores

  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Tauana Oliveira Silva Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4531

Resumo

A Educação do Campo é uma luta histórica da população camponesa e assentada. Defende o direito de uma população em pensar o mundo a partir de sua realidade, de ter um processo de escolarização que respeite sua especificidade e cultura. Busca a inclusão dentro de uma sociedade capitalista e excludente. Deste modo, pensando a Educação do Campo em uma perspectiva de inclusão, e na diversidade dos povos camponeses, o presente artigo apresenta reflexões sobre o estudante com deficiência assentado. Observada a escassez na temática, o trabalho contou com levantamento bibliográfico com autores das temáticas de Educação do campo, sendo eles Roseli Salete Caldart, Bernardo Mançano Fernandes, e autores como Maria Eglér Mantoan que aborda as modalidades de Educação Especial e Educação Inclusiva.  Contamos também com um diálogo com professores de uma escola Pública estadual de assentamento, a fim de compreender a inclusão dos estudantes com deficiência no campo. A partir do diálogo foi possível constatar a existência de Atendimento Educacional Especializado, a necessidade de uma formação continuada que respeite a cultura camponesa e as demandas dos alunos com deficiência, maiores investimentos públicos e flexibilidade docente.

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Biografia do Autor

  • Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista - Unesp
    Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Docente permanente e Coordenador Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).
  • Tauana Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista - Unesp
    Vinculação com o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, UNESP.

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Publicado

14/12/2021

Como Citar

A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE INICIAL SOBRE O OLHAR DE PROFESSORES. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4531