A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE INICIAL SOBRE O OLHAR DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4531Resumen
A Educação do Campo é uma luta histórica da população camponesa e assentada. Defende o direito de uma população em pensar o mundo a partir de sua realidade, de ter um processo de escolarização que respeite sua especificidade e cultura. Busca a inclusão dentro de uma sociedade capitalista e excludente. Deste modo, pensando a Educação do Campo em uma perspectiva de inclusão, e na diversidade dos povos camponeses, o presente artigo apresenta reflexões sobre o estudante com deficiência assentado. Observada a escassez na temática, o trabalho contou com levantamento bibliográfico com autores das temáticas de Educação do campo, sendo eles Roseli Salete Caldart, Bernardo Mançano Fernandes, e autores como Maria Eglér Mantoan que aborda as modalidades de Educação Especial e Educação Inclusiva. Contamos também com um diálogo com professores de uma escola Pública estadual de assentamento, a fim de compreender a inclusão dos estudantes com deficiência no campo. A partir do diálogo foi possível constatar a existência de Atendimento Educacional Especializado, a necessidade de uma formação continuada que respeite a cultura camponesa e as demandas dos alunos com deficiência, maiores investimentos públicos e flexibilidade docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.