EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Roseneide Maria Batista Cirino Unespar Campus de Paranaguá

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4536

Resumo

Este artigo perpassa pela temática inclusão escolar, sobretudo, pelas práticas docentes que são desenvolvidas na academia junto aos acadêmicos quando têm que atuar frente a diversidade humana na escola. No limite do espaço tempo do referido artigo, centrou-se a discussão e análise sobre as diretrizes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Matemática, História, Letras e Ciências Biológicas buscando elementos que permitissem compreender as dissonâncias postas nas práticas dos docentes universitários diante da necessidade de orientar os acadêmicos para atuar frente ao processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Trata-se de um estudo realizado no processo de doutoramento, cuja etapa em tela, teve como metodologia de pesquisa a análise documental tendo como fonte as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos já indicados. O campo foi uma Universidade Pública do Estado do Paraná envolvendo, em outras etapas, a pesquisa sobre as práticas junto aos docentes. Os dados analisados nas diretrizes dos referidos cursos permitem assinalar que apenas a Diretriz do Curso de Ciências Biológicas apresenta fundamentos mais articulados à necessidade de se atender a demanda da diversidade presente na escola. Nas demais diretrizes constata-se menções superficiais mais centradas em categorias que na diversidade humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseneide Maria Batista Cirino, Unespar Campus de Paranaguá
    Prof.ª Dra Roseneide M. B. Cirino
    Universidade Estadual do Paraná - Unespar
    Colegiado do Curso de Educação - Campus Paranaguá
    Didática e Prática de Ensino | Educação Especial e Inclusiva
    Chefe da Divisão de Ensino de Graduação
    Coordenadora do NESPI - Núcleo de Educação Especial Inclusiva
    Coordenadora PROFEI


Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4536