EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4536Resumen
Este artigo perpassa pela temática inclusão escolar, sobretudo, pelas práticas docentes que são desenvolvidas na academia junto aos acadêmicos quando têm que atuar frente a diversidade humana na escola. No limite do espaço tempo do referido artigo, centrou-se a discussão e análise sobre as diretrizes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Matemática, História, Letras e Ciências Biológicas buscando elementos que permitissem compreender as dissonâncias postas nas práticas dos docentes universitários diante da necessidade de orientar os acadêmicos para atuar frente ao processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Trata-se de um estudo realizado no processo de doutoramento, cuja etapa em tela, teve como metodologia de pesquisa a análise documental tendo como fonte as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos já indicados. O campo foi uma Universidade Pública do Estado do Paraná envolvendo, em outras etapas, a pesquisa sobre as práticas junto aos docentes. Os dados analisados nas diretrizes dos referidos cursos permitem assinalar que apenas a Diretriz do Curso de Ciências Biológicas apresenta fundamentos mais articulados à necessidade de se atender a demanda da diversidade presente na escola. Nas demais diretrizes constata-se menções superficiais mais centradas em categorias que na diversidade humana.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.