A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Analia Maria de Fátima Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Lucia Mara de Lima Padilha Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4537

Resumo

A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores torna-se um grande desafio, principalmente na adequação de temáticas nas disciplinas formadoras. Especificamente, é o caso de disciplinas que envolvem conteúdos relacionados à Educação Inclusiva e que nem sempre dão suporte na formação inicial do professor, o qual por vezes se depara com a criança com deficiência em sua sala de aula e não se sente preparado para enfrentar esse desafio O problema que orienta esta reflexão procura elucidar como se dá a efetivação dos conteúdos relacionados à Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura em Pedagogia na perspectiva epistemológica da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, a discussão centraliza-se nas categorias analíticas relacionadas com o tema da pesquisa, que são: indivíduo, desenvolvimento e educação. O procedimento metodológico se deu a partir da pesquisa bibliográfica com aporte teórico embasado nos principais autores: Luria (2001), Prestes (2014) Rey (2013), Vygotsky (1983, 1989, 1991, 2001). Os resultados, ainda preliminares, apontam a necessidade de evidenciar temas e assuntos relacionados à Educação Inclusiva na formação de professores por meio de disciplinas que articulem conhecimentos teóricos com conhecimentos relacionados a prática pedagógica vivenciada no cotidiano escolar pelo aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Analia Maria de Fátima Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
    Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia. Doutoranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
    Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Lucia Mara de Lima Padilha, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
    Doutora e Pós-Doutora em Educação. Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4537