A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4537Abstract
A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores torna-se um grande desafio, principalmente na adequação de temáticas nas disciplinas formadoras. Especificamente, é o caso de disciplinas que envolvem conteúdos relacionados à Educação Inclusiva e que nem sempre dão suporte na formação inicial do professor, o qual por vezes se depara com a criança com deficiência em sua sala de aula e não se sente preparado para enfrentar esse desafio O problema que orienta esta reflexão procura elucidar como se dá a efetivação dos conteúdos relacionados à Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura em Pedagogia na perspectiva epistemológica da Psicologia Histórico-Cultural. Para tanto, a discussão centraliza-se nas categorias analíticas relacionadas com o tema da pesquisa, que são: indivíduo, desenvolvimento e educação. O procedimento metodológico se deu a partir da pesquisa bibliográfica com aporte teórico embasado nos principais autores: Luria (2001), Prestes (2014) Rey (2013), Vygotsky (1983, 1989, 1991, 2001). Os resultados, ainda preliminares, apontam a necessidade de evidenciar temas e assuntos relacionados à Educação Inclusiva na formação de professores por meio de disciplinas que articulem conhecimentos teóricos com conhecimentos relacionados a prática pedagógica vivenciada no cotidiano escolar pelo aluno.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.