PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE METODOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4553Resumo
Nos últimos anos observamos um número crescente de estudos sobre o tema da educação especial e educação inclusiva, realizados a partir de diferentes áreas do conhecimento. O volume dos estudos indica a relevância que a inclusão tem tomado na realidade brasileira, resultado também de impulsos estrangeiros, acordos internacionais, expansão da máquina estatal, de programas de pós-graduação e, sobretudo, da radicalização das lutas por cidadania dos sujeitos até então excluídos. Nesse cenário torna-se importante que o avanço do conhecimento ocorra acompanhado da sistematização e rigor metodológico responsável, seguindo a proposta popperiana e bourdiana, pela qualidade dos estudos e pela capacidade desses em responder aos problemas sociais. O objetivo desse artigo é contribuir com o estágio atual das investigações sobre educação especial e educação inclusiva ao propor um percurso metodológico que oriente os estudos vindouros, especialmente daqueles que estão ingressando no tema. O texto que segue é resultado de revisão bibliográfica focada nos aspectos das metodologias de estudo envolvendo análise de conjuntura, atores e contexto histórico-institucional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.