PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE METODOLOGIA

Authors

  • Lucio José Dutra Lord Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4553

Abstract

Nos últimos anos observamos um número crescente de estudos sobre o tema da educação especial e educação inclusiva, realizados a partir de diferentes áreas do conhecimento. O volume dos estudos indica a relevância que a inclusão tem tomado na realidade brasileira, resultado também de impulsos estrangeiros, acordos internacionais, expansão da máquina estatal, de programas de pós-graduação e, sobretudo, da radicalização das lutas por cidadania dos sujeitos até então excluídos. Nesse cenário torna-se importante que o avanço do conhecimento ocorra acompanhado da sistematização e rigor metodológico responsável, seguindo a proposta popperiana e bourdiana, pela qualidade dos estudos e pela capacidade desses em responder aos problemas sociais. O objetivo desse artigo é contribuir com o estágio atual das investigações sobre educação especial e educação inclusiva ao propor um percurso metodológico que oriente os estudos vindouros, especialmente daqueles que estão ingressando no tema. O texto que segue é resultado de revisão bibliográfica focada nos aspectos das metodologias de estudo envolvendo análise de conjuntura, atores e contexto histórico-institucional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Lucio José Dutra Lord, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso
    Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto de Sociologia na Universidade do Estado de Mato Grosso. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unemat.

Published

2021-12-14

How to Cite

PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE METODOLOGIA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4553