ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.11063

Keywords:

Ensino de Sociologia, Questões Contemporâneas, PROFSÓCIO, Sociologia no Brasil, Educação e Sociedade

Abstract

This activity is only a way of testing this digital space. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Roberto Alves de Arruda, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Assistente da Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop-MT. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS/UNEMAT), do Grupo Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE-UERJ/UFF/EPSJV/FIOCRUZ). Líder da Rede de Pesquisador@s em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Pesquisador Associado do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

  • Gaudencio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil

    Graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente professor associado na a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado. Continua atuando no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação humana orientando doutorandos e pós doutorandos. Titular, (aposentado) em Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Professor Emérito (aposentado) em 2023. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Membro do Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Documentação sobre Trabalho e educação (NEDDATE). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do G T Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. Foi Membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Editor Chefe da Revista Desenvolvimento e civilização e membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais.

  • Sara Julia Castellanos Quintero, Instituto Universitario Veracruzano - IUV, Xalapa, México

    Licenciada em Língua Russa, Universidade de Havana, 1978; Licenciada em Educação, Especialista em Língua inglesa pela Universidade de Cienfuegos, Cuba, 1995; Doutora em Ciências Pedagógicas pela Academia de Ciências de Moscou, 1988; Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Oviedo, Espanha, 2003. Atualmente é professora associada no Instituto Universitário Veracruzano,  Xalapa, México

  • Fernando de Araújo Penna, Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil

    Diretor da Faculdade de Educação da UFF. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (NEED) e coordenador do "Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es" (ONVE). Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

  • João Batista Lopes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Professor adjunto na UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, lotado no Departamento de Pedagogia do Campus de Sinop. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul. Especialista em Ginástica Médica pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade "Carlos Rafael Rodríguez", Cienfuegos, Cuba. Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, área de concentração: Aspectos Sociais e Culturais da Educação Física, Esporte e Lazer. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Curricular no Ensino Superior, Educação Especial e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, políticas públicas de esporte e lazer, ludicidade e educação, metodologia de ensino de Educação Física, Educação Física curricular no ensino superior. Desenvolve pesquisas na área de memória, memória do esporte e patrimônios culturais materiais e imateriais. Atua também como editor da Revista Educação, Cultura e Sociedade e lider do Grupo de Pesquisas Culturas Contemporâneas.

References

MAFFESOLI, Michel. Dinâmica da Violência. Trad. Cristina M. V. França. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, Edições Vértice, 1987. (Biblioteca Vértice: v. 7)

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. 3ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2007.

Published

2025-03-03

How to Cite

Alves de Arruda, R., Gaudencio, Castellanos Quintero, S. J., Penna, F. de A., & Silva, J. B. L. da . (2025). ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 1-8. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.11063