ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.11063

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Questões Contemporâneas, PROFSÓCIO, Sociologia no Brasil, Educação e Sociedade

Resumo

Nesta apresentação buscamos aproximar o leitor à temática: Ensino de Sociologia e Educação: questões contemporâneas, abordada nesta edição especial da Revista Educação Cultura e Sociedade em sua 32ª (trigésima segunda) edição. Este número constitui-se de um compilado de textos oriundos de pesquisas produzidas em diversas instituições brasileiras, de programas de pós-graduação stricto sensu, de pesquisadores independentes e, em especial do PROFSÒCIO. Esta produção pretende contribuir para o estabelecimento do ensino de sociologia na arena pública e nas agendas das políticas educacionais, pauta fundamental na existência do ofício de professor, em especial, de professor de sociologia em tempos de reestruturação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Alves de Arruda, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Assistente da Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop-MT. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS/UNEMAT), do Grupo Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE-UERJ/UFF/EPSJV/FIOCRUZ). Líder da Rede de Pesquisador@s em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Pesquisador Associado do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

  • Gaudencio Frigotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil

    Graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente professor associado na a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado. Continua atuando no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação humana orientando doutorandos e pós doutorandos. Titular, (aposentado) em Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Professor Emérito (aposentado) em 2023. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Membro do Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Documentação sobre Trabalho e educação (NEDDATE). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do G T Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. Foi Membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Editor Chefe da Revista Desenvolvimento e civilização e membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais.

  • Sara Julia Castellanos Quintero, Instituto Universitario Veracruzano - IUV, Xalapa, México

    Licenciada em Língua Russa, Universidade de Havana, 1978; Licenciada em Educação, Especialista em Língua inglesa pela Universidade de Cienfuegos, Cuba, 1995; Doutora em Ciências Pedagógicas pela Academia de Ciências de Moscou, 1988; Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Oviedo, Espanha, 2003. Atualmente é professora associada no Instituto Universitário Veracruzano,  Xalapa, México

  • Fernando de Araújo Penna, Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil

    Diretor da Faculdade de Educação da UFF. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Educação Democrática" (NEED) e coordenador do "Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es" (ONVE). Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

  • João Batista Lopes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Professor adjunto na UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, lotado no Departamento de Pedagogia do Campus de Sinop. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul. Especialista em Ginástica Médica pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade "Carlos Rafael Rodríguez", Cienfuegos, Cuba. Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, área de concentração: Aspectos Sociais e Culturais da Educação Física, Esporte e Lazer. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Curricular no Ensino Superior, Educação Especial e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, políticas públicas de esporte e lazer, ludicidade e educação, metodologia de ensino de Educação Física, Educação Física curricular no ensino superior. Desenvolve pesquisas na área de memória, memória do esporte e patrimônios culturais materiais e imateriais. Atua também como editor da Revista Educação, Cultura e Sociedade e lider do Grupo de Pesquisas Culturas Contemporâneas.

Referências

MAFFESOLI, Michel. Dinâmica da Violência. Trad. Cristina M. V. França. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, Edições Vértice, 1987. (Biblioteca Vértice: v. 7)

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. 3ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

03/03/2025

Como Citar

Alves de Arruda, R., Gaudencio, Castellanos Quintero, S. J., Penna, F. de A., & Silva, J. B. L. da . (2025). ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 1-8. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.11063