RAÇA, CLASSE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE:

PERCURSOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11702

Keywords:

Ensino de Ciências, educação CTS, educação e justiça social, pesquisa participante, formação de professores.

Abstract

Both university extension and education in science, technology and society (STS) in Brazil have discussions based on Paulo Freire's theoretical framework, which makes us reflect on the potential of these theories in discussions on important themes for science teaching aimed at for social justice and for facing the educational problems that are more typical of the current political and social context of the country. Thus, we propose an action research that sought to understand the contributions and limitations of teaching situations with the themes of race, class and gender in science teaching, according to STS education, based on a university extension activity. In terms of STS education, the theme enabled an important approximation of science and technology with the impacts of the lack of social participation in these issues, which have led to drastic consequences, disrespect for life, health crises and, mainly, in the recent past , the worsening of the COVID-19 pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Nataly Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos

    Professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras. Atua principalmente nos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia, além do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta instituição. Possui doutorado em educação para as ciências pelo programa de pós-graduação em educação para as ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, instituição pela qual também defendeu sua dissertação de mestrado na mesma área. É graduada em licenciatura em física, pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS-unesp (2007).

References

ARROYO, M.G. Os coletivos diversos repolitizam a formação. In: DINIZ-PEREIRA, J.E.; LEÃO, G. (ORGS.) Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BAMBIRRA, V. La mujer chilena en la transicion al socialismo. Punto Final. Santiago, 1971.

BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano. 4 ed. Florianópolis: Editora Insular, 2019.

CARDOSO, B. B; VIEIRA, F. M. dos. S. B; SARACENI, V. Aborto no Brasil: o que dizem os dados oficiais? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 1, 2020.

.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: Becoming critical knowing through action research. Londres: Falmer Press, 1986.

CARVALHO, T. R.; LOPES, N. C.. Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2021, v. 27 [Acessado 8 Novembro 2022], e 21030. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320210030>. Acesso em: 30 Jul. 2021.

CHANTER, K.; BURNS, D. Metodologias feministas. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (Orgs.) Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

DELIZOICOV, D. Resultados da pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005.

DINIZ-PEREIRA, J.E. Modelos críticos de formação docente: a experiência do MST. In: DINIZ-PEREIRA, J.E.; ZEICHNER, K.M. (ORGS.) Justiça social: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FRASER, N.; JAEGGI, R. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica; Tradução: Nathalie Bressiani - 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira, prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

GONZALEZ, L. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N. (ORGS.) Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla - São Paulo, 2013.

SOCIOCIENTÍFICAS NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 9, n. 1, p. 94-109, jan./jun. 2019.

MACEDO, J.C.P.; LOPES, N.C. Gênero no ensino de ciências: a inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 9, n. 1, p. 94-109, jan./jun. 2019.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. v. 9, n. 2, pp. 191-211, 2003. ISSN: 1980-850X. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004>. Acesso em: ago. 2022.

OLIVEIRA, M.C.D.; VON LINSINGEN, I. Educação CTS e implicações da ciência e tecnologia na educação: reflexões acerca da educação CTS latino-americana a partir do grupo de pesquisa DiCiTE da UFSC. In: CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I. (Orgs.) Resistir, (Re)existir e (Re)inventar a educação científica e tecnológica. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2019.

VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Educação cts em Perspectiva Discursiva: Contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Redes, Buenos Aires, v. 31, n. 16, p. 163-182, dez. 2010. Disponível em: http://www.unq.edu.ar/advf/documentos/58c2f5cac0e04.pdf. Acesso em: 17 nov. 2022.

Published

2023-10-28

How to Cite

Lopes, N. C. (2023). RAÇA, CLASSE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: : PERCURSOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 38-52. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11702