RAÇA, CLASSE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE:
PERCURSOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11702Keywords:
Ensino de Ciências, educação CTS, educação e justiça social, pesquisa participante, formação de professores.Abstract
Both university extension and education in science, technology and society (STS) in Brazil have discussions based on Paulo Freire's theoretical framework, which makes us reflect on the potential of these theories in discussions on important themes for science teaching aimed at for social justice and for facing the educational problems that are more typical of the current political and social context of the country. Thus, we propose an action research that sought to understand the contributions and limitations of teaching situations with the themes of race, class and gender in science teaching, according to STS education, based on a university extension activity. In terms of STS education, the theme enabled an important approximation of science and technology with the impacts of the lack of social participation in these issues, which have led to drastic consequences, disrespect for life, health crises and, mainly, in the recent past , the worsening of the COVID-19 pandemic.
Downloads
References
ARROYO, M.G. Os coletivos diversos repolitizam a formação. In: DINIZ-PEREIRA, J.E.; LEÃO, G. (ORGS.) Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BAMBIRRA, V. La mujer chilena en la transicion al socialismo. Punto Final. Santiago, 1971.
BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano. 4 ed. Florianópolis: Editora Insular, 2019.
CARDOSO, B. B; VIEIRA, F. M. dos. S. B; SARACENI, V. Aborto no Brasil: o que dizem os dados oficiais? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 1, 2020.
.
CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: Becoming critical knowing through action research. Londres: Falmer Press, 1986.
CARVALHO, T. R.; LOPES, N. C.. Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2021, v. 27 [Acessado 8 Novembro 2022], e 21030. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320210030>. Acesso em: 30 Jul. 2021.
CHANTER, K.; BURNS, D. Metodologias feministas. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (Orgs.) Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
DELIZOICOV, D. Resultados da pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005.
DINIZ-PEREIRA, J.E. Modelos críticos de formação docente: a experiência do MST. In: DINIZ-PEREIRA, J.E.; ZEICHNER, K.M. (ORGS.) Justiça social: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FRASER, N.; JAEGGI, R. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica; Tradução: Nathalie Bressiani - 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira, prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
GONZALEZ, L. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.
HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N. (ORGS.) Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla - São Paulo, 2013.
SOCIOCIENTÍFICAS NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 9, n. 1, p. 94-109, jan./jun. 2019.
MACEDO, J.C.P.; LOPES, N.C. Gênero no ensino de ciências: a inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 9, n. 1, p. 94-109, jan./jun. 2019.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. v. 9, n. 2, pp. 191-211, 2003. ISSN: 1980-850X. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004>. Acesso em: ago. 2022.
OLIVEIRA, M.C.D.; VON LINSINGEN, I. Educação CTS e implicações da ciência e tecnologia na educação: reflexões acerca da educação CTS latino-americana a partir do grupo de pesquisa DiCiTE da UFSC. In: CASSIANI, S.; VON LINSINGEN, I. (Orgs.) Resistir, (Re)existir e (Re)inventar a educação científica e tecnológica. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2019.
VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Educação cts em Perspectiva Discursiva: Contribuições dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. Redes, Buenos Aires, v. 31, n. 16, p. 163-182, dez. 2010. Disponível em: http://www.unq.edu.ar/advf/documentos/58c2f5cac0e04.pdf. Acesso em: 17 nov. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Cultura e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.