RAÇA, CLASSE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE:
PERCURSOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11702Palabras clave:
Ensino de Ciências, educação CTS, educação e justiça social, pesquisa participante, formação de professores.Resumen
Tanto a extensão universitária quanto a educação em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no Brasil possuem discussões a partir do referencial teórico de Paulo Freire, o que nos faz refletir sobre as potencialidades destas teorias nas discussões sobre temáticas importantes para o ensino de ciências voltado para a justiça social e para o enfrentamento dos problemas educacionais mais próprios do atual contexto político e social do país. Assim, propomos uma pesquisa-ação que buscou compreender as contribuições e as limitações de situações de ensino com as temáticas de raça, classe e gênero no ensino de ciências, de acordo com a educação CTS, a partir de uma atividade de extensão universitária. Em termos da educação CTS, a temática possibilitou uma aproximação importante da ciência e da tecnologia com os impactos da falta da participação social nestas questões, que têm levado a consequências drásticas, de desrespeito à vida, de crises sanitárias e, principalmente, num passado recente, ao agravamento da pandemia de COVID-19.
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