LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766

Keywords:

Letramento Crítico. Idosos. Mato Grosso. Amazônia. Pandemia

Abstract

This work is a cut of the dissertation of a master's degree in letters, at the University of Mato Grosso State (UNEMAT), Sinop university campus. The article analyzed how the mobilizations of critical literacy are promoted, in the context of the Reference Center for Social Assistance (CRAS), North Mato Grosso Amazon, and how they promote the development of critical consciousness of people in vulnerable situations, especially the elderly groups. The methodology used was qualitative research of an ethnographic nature. The study was based on the theoretical perspective of Critical Literacy (LC) under the approach of Critical Applied Linguistics (LAC). The data pointed out that the criticality in the elderly groups is constituted in informal conversation processes whose reflection sentences are short and quick. However, the categories of analyses showed that this theory requires, therefore, active behavior in and with the world.

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Author Biographies

  • Francisco José Gomes Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestre em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020) e Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (2011). Docente efetivo da rede municipal na cidade de Vera, MT. Professor na UNEMAT, Sinop. Atualmente, compõe os grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS), Grupos de Pesquisa Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas Estado e Formação Humana (RPPPEFH) e Culturas Contemporâneas (CULTCON), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Helenice Joviano Roque de Faria , Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Pós-Doutorado (2022) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2019). Mestre em Linguística (2014) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Cáceres/MT). Docente Colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus de Sinop/MT) - Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras (PPGLETRAS). É professora efetiva da educação básica e lotada na E.E Tiradentes de Sinop/MT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, Letramentos, Formação Docente (Inicial e Contínua), Letramento racial Crítico, Educação Linguístico-literária Antirracista. É autora de diversas obras literárias antirracistas e desenvolve projetos culturais/literários em Mato Grosso. 

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Published

2024-07-11

How to Cite

Pereira, F. J. G., & Joviano Roque de Faria , H. (2024). LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 162-174. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766