LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766Palabras clave:
Letramento Crítico. Idosos. Mato Grosso. Amazônia. PandemiaResumen
O artigo analisou como as mobilizações do letramento crítico são promovidas no contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no norte mato-grossense Amazônico para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial os grupos de idosos. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O estudo fundamentou-se na perspectiva teórica do Letramento Crítico (LC), sob abordagem da Linguística Aplicada Crítica (LAC). Os dados apontaram que a criticidade nos grupos de idosos se constituiu por diversos momentos dos letramentos, como palestras, atividades físicas, danças e alongamento corporal, os quais fazem parte das tomadas de decisões tanto quanto suas ações comportamentais, psicológicas e sociais. Eles constroem leituras de mundo por meio de metáforas e exemplos da realidade social, geralmente, com base nas realidades que impactaram diretamente suas vidas individuais e coletivas e se expressam por frases curtíssimas.
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