LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766

Palabras clave:

Letramento Crítico. Idosos. Mato Grosso. Amazônia. Pandemia

Resumen

O artigo analisou como as mobilizações do letramento crítico são promovidas no contexto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no norte mato-grossense Amazônico para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial os grupos de idosos. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O estudo fundamentou-se na perspectiva teórica do Letramento Crítico (LC), sob abordagem da Linguística Aplicada Crítica (LAC). Os dados apontaram que a criticidade nos grupos de idosos se constituiu por diversos momentos dos letramentos, como palestras, atividades físicas, danças e alongamento corporal, os quais fazem parte das tomadas de decisões tanto quanto suas ações comportamentais, psicológicas e sociais. Eles constroem leituras de mundo por meio de metáforas e exemplos da realidade social, geralmente, com base nas realidades que impactaram diretamente suas vidas individuais e coletivas e se expressam por frases curtíssimas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Francisco José Gomes Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestre em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020) e Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial (2011). Docente efetivo da rede municipal na cidade de Vera, MT. Professor na UNEMAT, Sinop. Atualmente, compõe os grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS), Grupos de Pesquisa Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas Estado e Formação Humana (RPPPEFH) e Culturas Contemporâneas (CULTCON), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Helenice Joviano Roque de Faria , Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Pós-Doutorado (2022) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2019). Mestre em Linguística (2014) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Cáceres/MT). Docente Colaboradora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus de Sinop/MT) - Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras (PPGLETRAS). É professora efetiva da educação básica e lotada na E.E Tiradentes de Sinop/MT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, Letramentos, Formação Docente (Inicial e Contínua), Letramento racial Crítico, Educação Linguístico-literária Antirracista. É autora de diversas obras literárias antirracistas e desenvolve projetos culturais/literários em Mato Grosso. 

Referencias

BAUER, Marin W, GASKELL, ALLUM, Nicholas C. Qualidade quantidade e interesses do conhecimento: Evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, Georges. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 1. ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.

CARBONIERI, Divanize. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao

pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de

Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59 ed. rev. e atual - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2017.

JORDÃO, Clarissa Menezes. (org.). A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editora, 2016.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 49, n. 2, p. 455–479, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645275. Acesso em: 27 abr. 2023.

LOPES, L. P. da M. Pesquisa interpretativista em lingüística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em: 27 abr. 2023.

MONTE-MÓR, Walkyria. Crítica e letramento críticos: reflexões preliminares. In: C. H. Rocha e R. F. Maciel (org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. 2. ed. expandida. Campinas: Pontes, 2015.

MONTE-MÓR, Walkyria. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogo sobre práticas. In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; MONTE-MÓR, Walkyria (org). Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês. Campinas: Pontes, 2018.

PENNYCOOK, Alastair. Uma linguística aplicada transgressiva. In: Luiz Paulo da Moita Lopes. Por uma linguística INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PEREIRA, F. J. G.; SILVA, A. P. P.; SANTOS, L. I. S. PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Afluente: Revista de Letras e Linguística, São Luís, p. 23–47, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16057. Acesso em: 27 abr. 2023.

PEREIRA, Francisco José Gomes. Letramento crítico em ambiente de vulnerabilidade: do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) às práticas no/do cotidiano.2022.144 f. Dissertação (Mestrado acadêmico em letras) Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, 2022.

PREFEITURA DE SINOP. Relatório mensal do CRAS Palmeiras. Documento disponível ao acesso pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (recepção). Sinop: Secretaria de Assistência Social, 2021.

ROJO, Roxane H. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Tradução de Marcos Bagno. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n. 8, p. 465-488, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59767. Acesso em: 4 jun. 2021.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

VENTURA, Lidnei; SOUZA, Thais Ehrhardt de; CRUZ, Dulce Márcia. Multiletramento e produção de identidade na sociedade contemporânea: Analisando enunciados multimodais. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n.1, p. 322-347, jan./jun.2015.

Publicado

2024-07-11

Cómo citar

Pereira, F. J. G., & Joviano Roque de Faria , H. (2024). LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 162-174. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766