PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12593

Keywords:

Ensino de Sociologia, Adequação da formação docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ensino médio integrado com o técnico, Rio Grande do Sul

Abstract

A Sociologia tornou-se disciplina de oferta obrigatória em todos os anos do ensino médio em 2008. No mesmo ano, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa convergência histórica entre o estatuto da Sociologia como disciplina escolar e a criação dos Institutos Federais foi investigada neste estudo de enfoque quantitativo e caráter descritivo que recorreu a três fontes públicas para traçar o perfil acadêmico dos docentes: as páginas eletrônicas de cada campus, a Plataforma Lattes e o Portal Integra. Outras duas fontes complementares – o Censo Escolar e a Plataforma Nilo Peçanha – permitiram acompanhar o Indicador de Adequação da Formação Docente, do Ministério da Educação, em âmbito nacional e estadual, bem como caracterizar os Institutos Federais. Focada no Estado do Rio Grande do Sul, a pesquisa abarcou os Institutos Federais Farroupilha (IFFar), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS). O estudo resultou em um banco de dados com a trajetória acadêmica de 65 professores de Sociologia, distribuídos por 42 campi do IFSul, do IFRS e do IFFar. A hipótese inicial, de que os Institutos Federais seriam compostos predominantemente por professores-pesquisadores graduados em Ciências Sociais, foi confirmada. Enquanto a média estadual no Indicador de Adequação da Formação Docente não ultrapassa 20%, nos Institutos Federais  corresponde a 95,4% entre os professores efetivos. Além disso, a titulação máxima de 67,7% desses docentes é de doutorado e de 30,8%, mestrado.

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Author Biographies

  • Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

    PhD in Education at Universidade de São Paulo (USP), Brazil, with an internship at the Universidade do Minho, Portugal. Master in Sociology (USP) and specialist in Planning, Implementation and Management of Distance Education (Universidade Federal Fluminense). Graduated in Social Sciences (USP) and in Pedagogy (Universidade de São Paulo). Professor and researcher in the area of ​​Social Sciences and Postgraduate Studies in Basic and Professional Education at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil.

  • Lucas Ângelo de Fraga Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS (UFRGS).

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Published

2025-03-03

How to Cite

dos Reis Neuhold, R., & de Fraga Oliveira, L. Ângelo. (2025). PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 56-69. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12593