PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12593

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Adequação da formação docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ensino médio integrado com o técnico, Rio Grande do Sul

Resumo

A Sociologia tornou-se disciplina de oferta obrigatória em todos os anos do ensino médio em 2008. No mesmo ano, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Essa convergência histórica entre o estatuto da Sociologia como disciplina escolar e a criação dos Institutos Federais foi investigada neste estudo de enfoque quantitativo e caráter descritivo que recorreu a três fontes públicas para traçar o perfil acadêmico dos docentes: as páginas eletrônicas de cada campus, a Plataforma Lattes e o Portal Integra. Outras duas fontes complementares – o Censo Escolar e a Plataforma Nilo Peçanha – permitiram acompanhar o Indicador de Adequação da Formação Docente, do Ministério da Educação, em âmbito nacional e estadual, bem como caracterizar os Institutos Federais. Focada no Estado do Rio Grande do Sul, a pesquisa abarcou os Institutos Federais Farroupilha (IFFar), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS). O estudo resultou em um banco de dados com a trajetória acadêmica de 65 professores de Sociologia, distribuídos por 42 campi do IFSul, do IFRS e do IFFar. A hipótese inicial, de que os Institutos Federais seriam compostos predominantemente por professores-pesquisadores graduados em Ciências Sociais, foi confirmada. Enquanto a média estadual no Indicador de Adequação da Formação Docente não ultrapassa 20%, nos Institutos Federais  corresponde a 95,4% entre os professores efetivos. Além disso, a titulação máxima de 67,7% desses docentes é de doutorado e de 30,8%, mestrado.

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Biografia do Autor

  • Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Sociologia (USP) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Graduada em Ciências Sociais (USP) e em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos).  Professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Lucas Ângelo de Fraga Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS (UFRGS).

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Publicado

03/03/2025

Como Citar

dos Reis Neuhold, R., & de Fraga Oliveira, L. Ângelo. (2025). PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 56-69. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12593