NAS REDES DAS NARRATIVAS DE HOMENS E MULHERES PESCADORES:

DO MAR ÀS LIÇÕES, DOS SABERES À FORMAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.6559

Keywords:

Narrativas (auto)biográficas; Saberes da experiência; Pescadores; Formação.

Abstract

A pesquisa objetiva compreender como homens e mulheres pescadores da Comunidade do Rosado/RN, contribuem com os seus saberes da experiência com/no mar para a construção da formação do cotidiano. O estudo de abordagem qualitativa, encontra-se ancorado na pesquisa (auto) biográfica como método de investigação. Como resultados, apontamos que os saberes da experiência de homens e mulheres pescadores são repassados entre seus moradores, desde as gerações passadas às novas gerações. Os moradores aprendem com/no mar, na praia, na convivência com a natureza, com seus companheiros de trabalho, com seus pais e filhos. Depreendemos ainda, que o uso da tecnologia afeta diretamente o processo de ensino e aprendizagem na Comunidade em relação aos jovens. É evidente que o tempo trouxe mudanças nas práticas e técnicas utilizadas nas atividades pesqueiras, a exemplo do uso do barco a motor e o GPS.

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Author Biographies

  • Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006). 

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.  Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. 

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. 

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Published

2023-10-28

How to Cite

de Brito Fernandes, S., Oliveira Aguiar, A. L., & Nogueira de Oliveira Fernandes, A. (2023). NAS REDES DAS NARRATIVAS DE HOMENS E MULHERES PESCADORES: : DO MAR ÀS LIÇÕES, DOS SABERES À FORMAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 98-108. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.6559