Ciclos de formação humana: articulação com a Teoria da Educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.334Abstract
Este texto discute os pressupostos teóricos dos Ciclos de Formação Humana, política pública implementada a mais de dez anos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, tendo como pano de fundo as contribuições de autores que discutem a Teoria da Educação, trazendo a contextualização histórica da Pedagogia enquanto Ciência e as transformações sociais nos últimos séculos, no sentido de compreender como esses temas se articulam, passando pela análise do modelo de sociedade vigente imbricada no espaço escolar. As reflexões contidas neste texto fazem parte do conjunto de preocupações vivenciados por diversos pesquisadores e educadores da educação básica que apontam a formação docente e a escola como lócus dessa formação como viés importante da implementação das políticas públicas educacionais na construção da educação efetivamente emancipadora.
Palavras-chave: política pública educacional; teoria da educação; formação docente.
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