Ciclos de formação humana: articulação com a Teoria da Educação

Autores/as

  • Thielide Pavanelli Troian

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.334

Resumen

Este texto discute os pressupostos teóricos dos Ciclos de Formação Humana, política pública implementada a mais de dez anos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, tendo como pano de fundo as contribuições de autores que discutem a Teoria da Educação, trazendo a contextualização histórica da Pedagogia enquanto Ciência e as transformações sociais nos últimos séculos, no sentido de compreender como esses temas se articulam, passando pela análise do modelo de sociedade vigente imbricada no espaço escolar. As reflexões contidas neste texto fazem parte do conjunto de preocupações vivenciados por diversos pesquisadores e educadores da educação básica que apontam a formação docente e a escola como lócus dessa formação como viés importante da implementação das políticas públicas educacionais na construção da educação efetivamente emancipadora.

Palavras-chave: política pública educacional; teoria da educação; formação docente.

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Biografía del autor/a

  • Thielide Pavanelli Troian
    Professora do Departamento de Matemática - área: educação matemáticaUnemat/Sinop, mestranda PPGDU UFMT/Rondonopolis - Linha de Pesquisa: Política Públicas e Formação de Professores.

Publicado

2011-12-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ciclos de formação humana: articulação com a Teoria da Educação. (2011). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.334