Educação popular e economia solidária: estudo de uma experiência no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.429Abstract
O texto busca contribuir na discussão da temática Educação Popular e Economia Solidária com enfoque nos processos pedagógicos vivenciados em uma experiência de organização popular, que se desenvolve a partir da iniciativa do Movimento Social Popular. O universo empírico da investigação está diretamente relacionado com projetos de empreendimentos cooperativados e associativos, que buscam construir alternativas socioeconômicas e de mudanças culturais na perspectiva da organização da vida em sociedade a partir do desafio da emancipação social. O objetivo central do estudo, além de contribuir para a análise de experiências em curso de associativismo e Economia Solidária no estado do RS, é conhecer os processos pedagógicos que estão sendo construídos nas relações entre os diferentes saberes dos sujeitos envolvidos diretamente nos projetos associativos e as relações destes com os processos sociais mais amplos. Com essa finalidade, buscarei discutir os caminhos de elaboração e socialização dos conhecimentos voltados para o desafio de uma práxis de transformação social a partir de projetos que lutam para a efetiva construção de um novo ethos cultural na América Latina. Nessa perspectiva, a obra de Freire é a referênciacentral para analisarmos a coerência pedagógica de projetos sociais voltados para uma transformação cultural necessária, que busque viabilizar uma nova cultura fundamentada no princípio do trabalho coletivo e solidário.
Palavras-Chave: educação; economia solidária; movimentos sociais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.