A Educação Física escolar do Ensino Médio: a ótica do aluno

Authors

  • Francisco Tadeu Reis de SOUZA Faculdades Integradas Mauricio de Carvalho - FIMCA - RO
  • Mario Mecenas PAGANI Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA - RO

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.744

Abstract

A pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar como são desenvolvidas as aulas de Educação Física escolar nas escolas de Porto Velho-RO, e como objetivos específicos identificar a metodologia de ensino dos professores de Educação Física das escolas estaduais de Porto Velho-RO; identificar qual a qualificação dos professores de Educação Física das escolas estaduais de Porto Velho-RO. A pesquisa foi realizada em escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Porto Velho-RO, nos âmbitos estadual, municipal e privado. Teve como método pesquisa a aplicação de questionários fechados aos atores do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar: os professores e os alunos, sem interferência do pesquisador. Ao respondermos a problemática desta pesquisa, em que perguntamos o que levou os alunos a se desinteressarem pelas aulas de Educação Física, percebemos que os alunos, gostam e querem participam das aulas, desde que sejam divertidas e possam executar os movimentos exigidos à sua prática. Observa-se que o principal opositor a participação dos alunos nas aulas, mesmo que inconscientemente é o professor, por se negar a elaborar aulas dinâmicas que propiciem a participação de todos os alunos.

Palavras-Chave: educação física escolar; ensino Médio; aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Francisco Tadeu Reis de SOUZA, Faculdades Integradas Mauricio de Carvalho - FIMCA - RO
    Educação Física e Ciências da Educação
  • Mario Mecenas PAGANI, Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA - RO
    Educação Física e Ciências da Educação

Published

2012-12-14

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A Educação Física escolar do Ensino Médio: a ótica do aluno. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.744