Relações raciais e os livros didáticos de linguagens e Ciências Humanas: reflexões e apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1723Abstract
O presente artigo procura realizar uma reflexão acerca dos livros didáticos nas áreas de conhecimento deLinguagens e de Ciências Humanas, bem como realizar alguns apontamentos, destacando como o racismo e suaideologia estão inseridos nesse instrumento didático-pedagógico amplamente utilizado pelos professores e seuseducandos. Nos livros didáticos escolhidos para este estudo, observou-se o predomínio de imagens de pessoasbrancas. Os negros e os indígenas aparecem quase que exclusivamente de maneira estereotipada. Os negrossempre como pessoas escravizadas, considerados esteticamente feios e destinados à pobreza e à subalternidade; eos indígenas como seres meramente naturais ilustrados com cocares, tangas, arco e flecha. A elite política eeconômica é representada efetivamente por pessoas brancas, predominantes no conjunto das imagensdistribuidas nas diversas unidades e capítulos dos livros didáticos selecionados. Desta maneira, em nossametodologia, optamos por um recorte, para realizar um levantamento das imagens de negros, indígenas e brancosrepresentados espeficificamente nos livros didáticos de História, Língua Portuguesa e Sociologia. Nesses livrosdidáticos, os colonizadores e seus descendentes estão sempre numa postura altiva e de afirmação positiva,enquanto negros e indígenas são estereotipados negativamente.
Palavras-chave: relações raciais; livro didático; estereótipo; imagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.