Relações raciais e os livros didáticos de linguagens e Ciências Humanas: reflexões e apontamentos

Autores/as

  • Maureci Moreira de Almeida
  • Francisco Xavier Freire Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1723

Resumen

O presente artigo procura realizar uma reflexão acerca dos livros didáticos nas áreas de conhecimento deLinguagens e de Ciências Humanas, bem como realizar alguns apontamentos, destacando como o racismo e suaideologia estão inseridos nesse instrumento didático-pedagógico amplamente utilizado pelos professores e seuseducandos. Nos livros didáticos escolhidos para este estudo, observou-se o predomínio de imagens de pessoasbrancas. Os negros e os indígenas aparecem quase que exclusivamente de maneira estereotipada. Os negrossempre como pessoas escravizadas, considerados esteticamente feios e destinados à pobreza e à subalternidade; eos indígenas como seres meramente naturais ilustrados com cocares, tangas, arco e flecha. A elite política eeconômica é representada efetivamente por pessoas brancas, predominantes no conjunto das imagensdistribuidas nas diversas unidades e capítulos dos livros didáticos selecionados. Desta maneira, em nossametodologia, optamos por um recorte, para realizar um levantamento das imagens de negros, indígenas e brancosrepresentados espeficificamente nos livros didáticos de História, Língua Portuguesa e Sociologia. Nesses livrosdidáticos, os colonizadores e seus descendentes estão sempre numa postura altiva e de afirmação positiva,enquanto negros e indígenas são estereotipados negativamente.

Palavras-chave: relações raciais; livro didático; estereótipo; imagem.

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Publicado

2015-01-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Relações raciais e os livros didáticos de linguagens e Ciências Humanas: reflexões e apontamentos. (2015). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1723