O júri simulado como estratégia de ensino nas aulas de Língua Portuguesa e de Educação Física no ensino fundamental: um relato de experiências
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v5i2.1862Abstract
Destaca-se, neste trabalho, o uso de diferentes estratégias de ensino, possibilidades de ensino e de aprendizagem, pois desafia o aluno a inúmeras ações: a defesa de ideias, o poder de argumentação, o julgamento, a tomada de decisão, dentre outras (ANASTASIOU; ALVES, 2004). Diante dessas considerações, realiza-se o relato de experiências de uma prática pedagógica desenvolvida no Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Educação Física, em que utilizou-se a estratégia do júri simulado com o objetivo de abordar conteúdos relevantes dessas disciplinas. A estratégia foi desenvolvida, respectivamente, em turmas de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental no Vale do Taquari/RS. Na disciplina de Língua Portuguesa, o júri foi baseado na obra “Ruth Rocha conta Ilíada” e teve como réu o personagem Aquiles acusado por ser o culpado da grande Guerra de Troia e a consequente morte de muitas pessoas. Já na disciplina de Educação Física utilizou-se a polêmica envolvendo a torcedora de um time do Rio Grande de Sul, que teve atitudes preconceituosas contra o goleiro do time adversário. Diante do exposto, essa prática proporciona um maior envolvimento e a participação dos alunos, gerando uma mobilização por parte deles em relação ao conteúdo em questão. Além disso, percebeu-se que a estratégia de ensino júri simulado contribuiu para o desenvolvimento da interpretação, da imaginação, do senso crítico, da expressão oral, da argumentação dos alunos envolvidos neste estudo, que passaram a colocar suas ideias com mais lógica e clareza.
Palavras-chave: estratégias de ensino; ensino e aprendizagem; júri simulado.
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