O lúdico na Química: influência da aplicação dos jogos químicos no aprendizado dos alunos dos cursos técnicos de nível médio do IFRN, campus Ipanguaçu, RN, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v6i2.2385Abstract
Muitos alunos apresentam dificuldades em aprender os assuntos relacionados à disciplina de Química, por isso existem vários trabalhos que propõem alternativas pedagógicas que visam contornar essa situação. Uma delas é a utilização de jogos educacionais em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo analisar a influência dos jogos Químicos, como ferramenta didática alternativa, na aprendizagem dos alunos, bem como sua eficácia no processo. Objetivou-se também, analisar os aspectos positivos e negativos na execução dessa alternativa didática. Este estudo foi realizado em duas turmas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu, onde foram aplicados dois jogos químicos, um para cada turma. Durante a pesquisa, foram aplicadas duas avaliações em cada turma, uma depois da ministração das aulas teóricas e antes da aplicação do jogo (avaliação “pré-jogo”) e outra depois do jogo (avaliação “pós-jogo”). Também foi realizado um debate entre o professor e os alunos para saber suas opiniões e questionamentos sobre a aula com o jogo. Os resultados demonstraram que houve uma melhora significativa das notas dos alunos depois dos jogos e que estes proporcionam aulas mais dinâmicas e prazerosas. Porém, os resultados revelam, ainda, que os jogos podem apresentar alguns aspectos negativos, como a “bagunça” em sala movida pelo ambiente de brincadeiras ou o desinteresse, por parte do aluno, pelo jogo proposto. Estes aspectos devem ser analisados com cuidado para que não prejudiquem função educativa do jogo.
Palavras-chave: alternativa didática; eficácia; aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.