Aspectos do descentramento: identidade e sujeito na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2591Abstract
Este texto analisa a posição e a construção do sujeito/identidade(s) no “tempo” pós-moderno. Observando que as velhas identidades que davam sustentação e estabilidade às relações estão em declínio, discute-se, à luz de estudiosos, entre eles Foucault, Lacan, Althusser e Hall alguns possíveis “descentramentos” do sujeito. Compreende-se que este sujeito se configura como um ser sem centro, plural e sem limite de posicionamentos, o que resulta nas identidades abertas e inacabadas. Porém, não se pode dizer que este mesmo sujeito é um ser fragmentado, mas sim um sujeito em potencial, uma vez que ele é efeito de um complexo identitário que o determinou perante a interpelação de lugares.
Palavras-chave: identidade; pós-modernidade; sujeito; descentramento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.