Formação docente para a inclusão: análise de um curso de extensão com licenciandas em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i1.3035Abstract
A formação de professores e a organização do ensino têm assumido papel relevante nas políticas educacionais quanto à necessidade de práticas pedagógicas inclusivas. Diante dessa temática, foi elaborada e aplicada uma ação didática formativa voltada à formação de professores para inclusão no que tange ao planeja mento de atividades pedagógicas com base nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Dessa forma, tem-se como questão principal de investigação: De que maneira a ação didática, como estratégia formativa de docentes para inclusão na licenciatura em Pedagogia, pode contribuir no planejamento de atividades pedagógicas subsidiadas pelos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem? Elenca-se como objetivo geral interpretar as contribuições advindas da aplicação dessa Unidade Didática em um curso de extensão com 40 licenciandas de um curso de Pedagogia. Como metodologia de pesquisa adota-se a pesquisa de campo na modalidade colaborativa. Os dados coletados foram organizados em episódios que nesse artigo apresenta-se: (i) Unidade Didática: análise do processo formativo, amparado por quatro unidades de análise: o conteúdo, os modos de ação educativa, o uso de ferramentas didáticas e a organização dos espaços de aprendizagem. Dentre os resultados, destaca-se que as participantes se envolveram durante a proposta colaborativa de formação, apropriaram-se do conteúdo do curso e identificaram uma mudança didático-pedagógica ao planejar na perspectiva inclusiva. Oferece-se, por meio dessa ação didática formativa, uma contribuição ao campo da formação docente para inclusão educacional, a partir da organização das atividades pedagógicas baseadas nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Palavras-chave: formação de professores; Curso de Pedagogia; ações pedagógicas; unidade didática; Desenho Universal para a Aprendizagem.
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