Disciplina de ciências naturais e perfil docente: O curso de licenciatura ofertado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3231Abstract
Neste artigo, abordamos o perfil profissional do professor para a disciplina de Ciências Naturais, nos anos finais doensino fundamental, sistematizada a partir da integração curricular. Para proceder a discussão desse tema, tomamos
a Proposta de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus de Goioerê.
Também fizemos uso de entrevistas concedidas por professores que contribuem com produções teóricas e com a
atuação docente nas disciplinas que compõem essa área de conhecimento: Biologia, Química e Física.
Consideramos as demandas que deram sustentação à área de conhecimento das Ciências Naturais, assim como, a
demanda por formação de professores com características que atendem ao ensino do conteúdo. A partir de uma
análise qualitativa buscamos resgatar os pressupostos teórico-metodológicos que vem dando sustentação à
disciplina de Ciências Naturais e demandas de um perfil docente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.