Disciplina de ciências naturais e perfil docente: O curso de licenciatura ofertado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Authors

  • Maria Estela Gozzi
  • Maria Aparecida Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3231

Abstract

Neste artigo, abordamos o perfil profissional do professor para a disciplina de Ciências Naturais, nos anos finais do
ensino fundamental, sistematizada a partir da integração curricular. Para proceder a discussão desse tema, tomamos
a Proposta de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus de Goioerê.
Também fizemos uso de entrevistas concedidas por professores que contribuem com produções teóricas e com a
atuação docente nas disciplinas que compõem essa área de conhecimento: Biologia, Química e Física.
Consideramos as demandas que deram sustentação à área de conhecimento das Ciências Naturais, assim como, a
demanda por formação de professores com características que atendem ao ensino do conteúdo. A partir de uma
análise qualitativa buscamos resgatar os pressupostos teórico-metodológicos que vem dando sustentação à
disciplina de Ciências Naturais e demandas de um perfil docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria Estela Gozzi

    Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.
    Professora do Departamento de Ciências – UEM. Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da
    Universidade Estadual de Maringá, Campus de Goioerê, Brasil.

  • Maria Aparecida Rodrigues
    Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Professora do Programa de Doutorado para o
    Ensino em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM,
    Brasil.

Published

2018-07-07

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Disciplina de ciências naturais e perfil docente: O curso de licenciatura ofertado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3231