O ensino de geografia na Universidade Aberta da Terceira Idade na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Authors

  • Domingos Ângelo de Paula Neto
  • Gabriel Lucas da Silva
  • Pedro Dias Mangolini Neves

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3233

Abstract

Uma das estratégias utilizadas para reinserir o idoso na sociedade, adotada em diversos lugares do mundo são as
Universidades Abertas da Terceira Idade - UATI. As UATI's têm o intuito de melhorar a qualidade de vida do
idoso, propiciar maior interação social, ocupar o tempo livre, permitir a aquisição de novos conhecimentos,
assegurar a atualização cultural, dentre outras coisas. E com essa proposta o Curso de Geografia foi inserido no
UATI da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O objetivo deste trabalho foi dar condições para que os
alunos da Terceira Idade pudessem absorver conhecimentos a respeito de Geografia e a relação com o cotidiano
vivenciado por eles. Durante esta experiência foi percebido um maior interesse por parte de temas mais específicos
da Geografia Física e, ainda, o feedback positivo recebido tanto no fim das aulas quanto em encontros informais
pelos corredores da Universidade, em que alguns alunos disseram ter entrado em um novo mundo de
conhecimento, que continuavam pesquisando sobre os temas e cada vez mais descobriam "coisas novas", ou seja,
desde que estimulados, o processo de aprendizagem ocorre continuamente e de maneira significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Domingos Ângelo de Paula Neto

    Graduando do curso de Geografia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil.

  • Gabriel Lucas da Silva
    Graduando do curso de Geografia. Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho-Rio Claro

Published

2018-07-07

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O ensino de geografia na Universidade Aberta da Terceira Idade na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (2018). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3233