Implicações do conselho de classe no processo de ensino-aprendizagem: O lugar de onde falam os alunos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3422Abstract
Este estudo tem como objetivo compreender as implicações do Conselho de Classe no processo de ensinoaprendizagem na EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio), a partir do olhar de alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Pela natureza do fenômeno estudado, configurou-se como estudo de abordagem qualitativa. Para a análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva e como ferramenta de coleta de dados utilizamos o questionário. Os participantes foram 40 (quarenta) alunos do último ano de três cursos técnicos (Técnico em Florestas, Técnico em Informática e Técnico em Química) do IFRO. Os resultados foram apresentados no texto a partir de duas seções: na primeira fizemos uma breve explanação dos termos ensino-aprendizagem e Conselho de Classe. Assim, estabelecemos uma relação entre Conselho de Classe e o processo de ensino-aprendizagem e na segunda seção, apresentamos, a partir do olhar dos alunos, a visão de Conselho de Classe e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a maioria dos alunos acredita que o Conselho de classe influencia no processo de ensino-aprendizagem e que essa influência pode ocorrer, principalmente, por meio da participação e autonomia do aluno no processo de avaliação e nas mudanças na prática de professores em sala de aula.Downloads
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