Implicações do conselho de classe no processo de ensino-aprendizagem: O lugar de onde falam os alunos

Autores/as

  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Soraya Farias Aquino Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3422

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender as implicações do Conselho de Classe no processo de ensinoaprendizagem na EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio), a partir do olhar de alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Pela natureza do fenômeno estudado, configurou-se como estudo de abordagem qualitativa. Para a análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva e como ferramenta de coleta de dados utilizamos o questionário. Os participantes foram 40 (quarenta) alunos do último ano de três cursos técnicos (Técnico em Florestas, Técnico em Informática e Técnico em Química) do IFRO. Os resultados foram apresentados no texto a partir de duas seções: na primeira fizemos uma breve explanação dos termos ensino-aprendizagem e Conselho de Classe. Assim, estabelecemos uma relação entre Conselho de Classe e o processo de ensino-aprendizagem e na segunda seção, apresentamos, a partir do olhar dos alunos, a visão de Conselho de Classe e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que a maioria dos alunos acredita que o Conselho de classe influencia no processo de ensino-aprendizagem e que essa influência pode ocorrer, principalmente, por meio da participação e autonomia do aluno no processo de avaliação e nas mudanças na prática de professores em sala de aula.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

    Mestranda do ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) pelo IFAM-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Manaus-Centro AM. Possui graduação em Pedagogia e especialista em Educação Especial e Inclusiva.

  • Soraya Farias Aquino, Instituto Federal do Amazonas - IFAM
    Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia, Mestrado em Socioligia e Licenciada em História.
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal do Amazonas - IFAM
    Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Mestrado em Ensino de Ciências, Especialização em Psicopedagogia e em Metodologia do Ensino Superior, e Licenciada em Pedagogia.

Publicado

2019-01-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Implicações do conselho de classe no processo de ensino-aprendizagem: O lugar de onde falam os alunos. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3422