OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL: UMA CARREIRA EM PERIGO?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3655Abstract
Neste texto daremos conta das principais tendências da evolução sofrida na Educação Superior Portuguesa nas últimas décadas após a implantação da democracia, descrevendo o alargamento da rede universitária e politécnica, pública e privada, focando os investimentos realizados, bem como dando conta do crescimento do número de matrículas e diplomados pela educação superior em Portugal, distribuídos por cada subsistema de ensino.
Mostrar-se-á o importante processo realizado de preparação e formação do corpo docente das instituições de ensino superior portuguesas, envolvendo um vultuoso e importante processo de formação e de obtenção de graus por parte do corpo docente (grau de mestre e doutor).
Em particular, será analisada a situação vivenciada na última década, mercê de uma grave crise financeira vivida pelas instituições públicas portuguesas, onde se registou uma retração de novas contrações de docentes, não progressão dos docentes e por consequência, encontramos uma situação em que foi notório o crescimento de docentes contratados a tempo parcial, a grande maioria encontra-se na base da carreira e com um envelhecimento acentuado do corpo docente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.