OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL: UMA CARREIRA EM PERIGO?

Authors

  • Luísa Cerdeira
  • Belmiro Gil Cabrito

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3655

Abstract

Neste texto daremos conta das principais tendências da evolução sofrida na Educação Superior Portuguesa nas últimas décadas após a implantação da democracia, descrevendo o alargamento da rede universitária e politécnica, pública e privada, focando os investimentos realizados, bem como dando conta do crescimento do número de matrículas e diplomados pela educação superior em Portugal, distribuídos por cada subsistema de ensino.

Mostrar-se-á o importante processo realizado de preparação e formação do corpo docente das instituições de ensino superior portuguesas, envolvendo um vultuoso e importante processo de formação e de obtenção de graus por parte do corpo docente (grau de mestre e doutor).

Em particular, será analisada a situação vivenciada na última década, mercê de uma grave crise financeira vivida pelas instituições públicas portuguesas, onde se registou uma retração de novas contrações de docentes, não progressão dos docentes e por consequência, encontramos uma situação em que foi notório o crescimento de docentes contratados a tempo parcial, a grande maioria encontra-se na base da carreira e com um envelhecimento acentuado do corpo docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luísa Cerdeira
    Professora Auxiliar. Doutora em Ciências da Educação pela FPCE da Universidade de Lisboa, Portugal. UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2217-7822
  • Belmiro Gil Cabrito
    Professor Associado Aposentado. Doutor em Ciências da Educação pela FPCE da Universidade de Lisboa, Portugal. UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0420-5639

Published

2020-01-04

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL: UMA CARREIRA EM PERIGO?. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3655